segunda-feira, 4 de março de 2024

Marinho de Pina | Residência Artística nos dias 11, 12 e 13 de março


Com organização do Plano Nacional das Artes do A.E.Mira e com o alto patrocínio da ONG Engagement Global, da editora Falas Afrikanas, da Câmara Municipal de Mira, do Atrium e do Museu do Território da Gândara, Marinho de Pina, artista multidisciplinar e investigador guineense, estará em Mira, para desenvolver uma residência artística, nos dias 11, 12 e 13 de março.
No baú trará um conto do Mali, para narrar e brincar com quatro turmas do 5.ºano, e a poesia de Amílcar Cabral, como matéria incendiária para quatro ateliês de leitura em voz alta, com turmas do 9.ºano e a de Expressão Dramática da Universidade Sénior.
 
Apontamento biográfico
Geraldo Pina, conhecido por Marinho de Pina, nasceu em Sonaco, uma cidade a 170 Km de Bissau e licenciou-se em arquitetura. Frequenta, presentemente, o programa de doutoramento do Instituto Universitário de Lisboa.
Ao descrever-se, diz que gosta mais de dúvidas do que de certezas inflexíveis. Confessa que sonhou em ser santo, sonho que morreu quando descobriu que o pecado era mais saboroso. Tem a mania de que é engraçado, só porque o seu sobrinho de quatro anos adora as suas palhaçadas.
Assume-se como um verbómano inveterado (papiadur nkurbado) que gosta de contar histórias, sejam na oralidade, na escrita, visuais, em desenho, em fotografia, em arquitetura, em arte performativa ou em música, enfim, qualquer coisa que possa servir para não se manter calado.
Tem um livro publicado e participação em alguns outros. Já ganhou prémios de escrita e de música com o grupo musical Os Malgossados. Organiza workshops de escrita criativa e eventos de Slam Poetry. Fez parte do coletivo BIBLIOTERA, que participou na Anozero |Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra.
O seu filme “Ressonância em espiral”, em parceria com a realizadora portuguesa Felipa César, fez parte da seleção oficial de 2024 do Festival de Berlim e foi exibido no final de fevereiro no Museu de Arte Moderna (MoMA) em Nova Iorque; em março, irá integrar o Festival Cinéma du Réel, que terá lugar no Centre Pompidou em Paris.

Site: https://marinhopina.com
Blog: https://montedepalavras.blogspot.com