domingo, 14 de maio de 2023

Festival Arte e Bem-estar | Mundo à Mesa

O coletivo do 6.ºD, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, desenvolveu um projeto em que as nacionalidades das suas origens familiares foram enaltecidas através da gastronomia.
Feitos os preparativos sob a direção da professora da disciplina, Rosário Figueiredo, o Restaurante “Mundo à Mesa” abriu as suas portas no dia do Festival, às 12h, na sala 19 da EB2 de Mira.
A essa hora, a fila para entrar já era alguma: alunos, professores, encarregados de educação e participantes do Festival tinham reservado mesa e estavam ansiosos para degustar o menu, que anunciava iguarias portuguesas, brasileiras, angolanas, italianas, francesas e inglesas.
O serviço começou. Com a liderança do Chef Tomé Costa, um jovem da turma que quer ser cozinheiro, havia uma equipa que preparava os alimentos, outra que assegurava o serviço de mesa e outra que lavava a louça, já que, respeitando os princípios da sustentabilidade, nada era descartável e tudo era confecionado com o recurso ao fogão, ao forno, às airfryers, ao microondas, à varinha mágica e ao espremedor de citrinos.
No rescaldo destas duas horas intensas, muito se agradece a todos quantos ajudaram, nomeadamente ao engenheiro alimentar Carlos Rosete, ao finalista do curso de cozinha, João Pedro Garrucho, à D.Dorinda Soares, que supervisionou a feitura dos aventais, à DT Margarida Marques, que fez as contas, e às AO Vânia Gordo e Cristina Oliveira, que no final passaram horas a ajudar a aprontar a sala para o dia seguinte.


#festival