sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Palestra ambiental com apresentação do projeto “de saco cheio”

O dia 26 de janeiro foi inspirador na EB2 de Mira: Fernando Jorge Paiva, ativista e rosto do movimento cívico ambientalista “Não Lixes” esteve na biblioteca da escola, a convite do 5.ºB e do seu DT, João Alves.
Nas duas sessões realizadas, dirigidas às dez turmas do 2.ºceb, Joca, como gosta de ser chamado, foi um comunicador extraordinário: apelou à união com a natureza e à colocação do lixo nos lugares adequados, pois o que se atira para o chão, disse, mais tarde ou mais cedo acaba no mar. A esse propósito, mostrou imagens que nos dilaceraram, de aves a alimentarem os seus filhotes com plástico e animais marinhos enredados e sufocados com o lixo que invade o oceano.
Entre as estratégias propostas para a recolha e transformação deste lixo foi sugerida a participação no projeto “de saco cheio”!
Carlos Lourenço, que se encontrava na sala, tomou então a palavra e apresentou as linhas mestras deste projeto, que irá desenvolver em parceria com o Plano Nacional das Artes do Agrupamento e o Museu do Território da Gândara.
Na sua intervenção, apelou aos presentes para começarem a recolher, desde já, no areal da praia, os desperdícios (cordas, redes, fios, boias, metal, plásticos e fragmentos naturais) que irão ser transformados em objetos artísticos.
A terminar, e como corolário desta tarde tão bem passada, alunos e professores rodearam os convidados, mostrando o seu apreço.
Bem-haja ao 5.ºB e ao seu DT pela organização deste evento e aos intervenientes pelas suas palavras mobilizadoras.