segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

MIGUEL CARDINA – As lutas estudantis durante o Estado Novo

A convite do Plano Nacional das Artes do Agrupamento, esteve entre nós Miguel Cardina, professor da Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Estudos Sociais (CES), para dinamizar duas palestras com os alunos das turmas A e B do 10.ºAno, que compareceram acompanhados dos professores Ana Paula Ferreira, Carlos Ferreira, Dolores Lopes, Hélio Pacheco, Humberto Rua e Rosália Prior.
No decurso dos encontros, realizados na sala 12 da EB2 de Mira, Miguel Cardina explorou as imagens dos painéis da Exposição Itinerante do Museu do Aljube que o circundavam e historiou a forma como as lutas estudantis foram uma constante ao longo do Estado Novo, como estas foram alargando os seus objetivos e como contribuíram, de maneira decisiva, para o desgaste e a queda do regime salazarista.
No diálogo que se seguiu à sua intervenção, foram feitas perguntas provocatórias aos jovens, para estes exporem os seus pontos de vista e os valores que defendem.
O núcleo do PNA da escola muito agradece a Miguel Cardina o seu contributo para a compreensão e discussão dos valores subjacentes à nossa democracia, essenciais à construção de cidadãos ativos e informados.


#cidadaniaedesenvolvimento
#planonacionaldasartes
#projetoculturaldoaemira
#museudoaljube