sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

Sexta-feira 13 é dia de azar?

Qual azar! Sexta-feira-13 é dia de DANÇAR!
O 6.ºB, no âmbito da disciplina de Cidadania desenvolveu um projeto em que, para os temas da Sexualidade e da Interculturalidade, concebeu um PROM, com muita alegria e DANÇA.
Convidou os colegas, que compareceram em peso, e o resultado foi uma festa de arromba.
Agora, com os proveitos do buffet internacional que apresentaram, serão comprados bens para o Abrigo de Carinho.
O bem-estar animal irá também celebrar.



quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Oficinas complementares da exposição "Paredes de Abril"

A exposição de pintura de Manuel Filipe, “𝗣𝗔𝗥𝗘𝗗𝗘𝗦 𝗗𝗘 𝗔𝗕𝗥𝗜𝗟: 𝗱𝗮 𝗼𝗯𝗿𝗮 𝗮𝗼 𝗻𝗲𝗴𝗿𝗼 𝗮̀𝘀 𝗰𝗼𝗿𝗲𝘀 𝗱𝗮 𝗹𝗶𝗯𝗲𝗿𝗱𝗮𝗱𝗲”, estará em exibição no Atrium de Mira, até 31 de janeiro.
Convidamos toda a comunidade educativa a visitar livremente esta exposição com as turmas e,
para enriquecer a experiência, sugerimos, mediante um contacto prévio, uma visita guiada, que poderá ser complementada com uma oficina, dinamizada por Carlos Lourenço, Martha Camarneira e Rosário Figueiredo.
As oficinas disponíveis são as seguintes:

1 - Polípticos
Público preferencial - todos os ciclos de escolaridade | Tempo - 90 minutos
Sinopse: a turma será incentivada a criar coletivamente um mural, inspirado nas obras de Manuel Filipe. Para isso, os alunos são divididos em grupos, sendo cada equipe responsável pela conceção de um painel, pintando-o de pé, num vidro da galeria. No final, os diferentes painéis irão formar uma narrativa visual.

2 - Entre olhos
Público preferencial - 1.ºceb, 2.ºceb, 3.º ceb e ensino secundário | Tempo - 90 minutos
Sinopse: a partir de fotografias captadas no momento da chegada da turma, os olhares dos alunos são destacados, recortados e impressos a preto e branco. Durante a oficina, os grupos são desafiados a integrar estes elementos em composições que expressem a sua perceção da atualidade, desenhando a giz sobre cartolina vermelha ou negra.

3 - Palavras com cor

Público preferencial - 2.ºceb, 3.º ceb e ensino secundário | Tempo - 90 minutos (adaptável para 50 minutos)
Sinopse
: com o auxílio de textos de escritores neorrealistas, é feito um paralelismo entre os temas das pinturas em exposição e a literatura. Depois, os alunos são envolvidos num ateliê de escrita criativa e de leitura em voz alta.

 

Saber + sobre a pintura de Manuel Filipe

Ontem, realizámos uma ação formativa que reuniu um público diversificado, composto por docentes de várias disciplinas, alunos da Universidade Sénior e técnicos de serviços educativos e de museus.
O tema foi verdadeiramente aliciante: a pintura de Manuel Filipe!
A sessão teve início com Carla Manaia, do Museu PO.RO.S, que guiou os presentes pelas salas do Atrium, contextualizando os quadros no seu tempo e na fase criativa do pintor.
Já no auditório, depois da apresentação feita por António Cerdeira, do PNA, António Pedro Pita, do CEIS20, abordou a obra de Manuel Filipe no contexto do neorrealismo. Seguidamente, Pedro Ferrão, do Museu de Machado de Castro, apresentou imagens que destacaram o papel pioneiro do pintor na introdução da estética neorrealista em Portugal.
Foi uma formação extraordinariamente enriquecedora!





quarta-feira, 13 de novembro de 2024

Formação | A pintura de Manuel Filipe – da penumbra à claridade

Na próxima quarta-feira, dia 20 de novembro, das 15h às 18h, decorrerá, no Auditório e na Galeria do Atrium, uma formação dedicada à figura e à obra do pintor Manuel Filipe.
O programa contará com uma intervenção do Professor António Pedro Pita, do CEIS20, seguida de uma visita guiada à exposição, conduzida por Carla Manaia, do Museu PO.RO.S, e por Fernanda Alves e Pedro Ferrão, do Museu de Machado de Castro.
A formação está aberta ao público em geral!
Para os professores interessados, haverá a possibilidade de certificação numa AFCD de 3h, mediante inscrição prévia na ação 3411 junto do CFAE Beira-mar.
O núcleo organizador da ação gostaria muito de contar com a vossa presença.



segunda-feira, 11 de novembro de 2024

O projeto Arte Conta convida-vos!

O Plano Nacional das Artes do AE Mira, o Museu do Território da Gândara e o Atrium de Mira irão continuar a dinamizar o projeto Arte Conta, com o objetivo de promover atividades que utilizam as ARTES, nas suas múltiplas acessões, como veículos de fruição e de aprendizagem.
No folheto que encontrará AQUI, listam-se algumas ações disponíveis, que poderão ser requisitadas para as vossas turmas, mediante um e-mail dirigido a pna@escolasdemira.pt.
Os dias, as horas e os locais das atividades serão depois combinados convosco, de acordo com a vossa e a nossa disponibilidade.
Fica o desafio!
Contactem-nos!


sexta-feira, 8 de novembro de 2024

Convite para inauguração de exposição de pintura

O Município de Mira, em colaboração com o Município de Condeixa, o Museu Nacional de Machado de Castro, a Museus e Monumentos de Portugal, E.P.E., e o Plano Nacional das Artes, têm a honra de convidar todos os interessados para a inauguração da exposição de pintura de Manuel Filipe, “𝗣𝗔𝗥𝗘𝗗𝗘𝗦 𝗗𝗘 𝗔𝗕𝗥𝗜𝗟: 𝗱𝗮 𝗼𝗯𝗿𝗮 𝗮𝗼 𝗻𝗲𝗴𝗿𝗼 𝗮̀𝘀 𝗰𝗼𝗿𝗲𝘀 𝗱𝗮 𝗹𝗶𝗯𝗲𝗿𝗱𝗮𝗱𝗲”, a realizar no 𝗱𝗶𝗮 𝟭𝟱 𝗱𝗲 𝗻𝗼𝘃𝗲𝗺𝗯𝗿𝗼 𝗱𝗲 𝟮𝟬𝟮𝟰, 𝗮̀𝘀 𝟭𝟴𝗵𝟬𝟬, no Atrium Mira.

Breves notas sobre a exposição
A exposição “𝗣𝗔𝗥𝗘𝗗𝗘𝗦 𝗗𝗘 𝗔𝗕𝗥𝗜𝗟: 𝗱𝗮 𝗼𝗯𝗿𝗮 𝗮𝗼 𝗻𝗲𝗴𝗿𝗼 𝗮̀𝘀 𝗰𝗼𝗿𝗲𝘀 𝗱𝗮 𝗹𝗶𝗯𝗲𝗿𝗱𝗮𝗱𝗲” percorre a história de Portugal, desde o período do Estado Novo até à atualidade, através da obra de Manuel Filipe, um dos mais notáveis pintores neorrealistas portugueses.
Inicialmente apresentada em dois polos — no Museu PO.RO.S, em Condeixa-a-Nova, e no Museu Nacional de Machado de Castro, em Coimbra —, esta exposição ganhou vida própria ao transformar-se num programa de itinerância que reúne obras dos acervos de ambas as instituições. Com o objetivo de levar a obra do pintor condeixense a novos públicos e territórios, foram estabelecidas parcerias com municípios, escolas e agentes culturais locais, como museus e centros culturais.
Esta é uma oportunidade única para redescobrir Manuel Filipe, um artista que merece ser retirado do injusto esquecimento e cujas obras inspiram reflexão sobre a história e os ideais que o 25 de Abril nos legou.




quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Mãos na massa!

Na véspera de Halloween, os 6.ºD, 5.ºB e 6.ºC puseram literalmente a mão na massa.
Sob a supervisão do Chef Carlos Rosete, as sementes e a polpa das 50 abóboras, esvaziadas nos dias anteriores, transformaram-se em iguarias.
Os alunos untaram, condimentaram, amassaram, encheram tabuleiros e depois provaram as pevides tostadas com sal, os pãezinhos, os biscoitos e as papas!
Fica um agradecimento à professora Teresa Távora, por prontamente ter mobilizado as suas aulas de quinta-feira, com a finalidade de dar aos alunos uma experiência única.



quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Aprendizagens, com desperdício zero!

Hoje, os 6.ºE, 6.ºA e 5.ºC também tiveram a oportunidade de esculpir abóboras no jardim do Museu do Território da Gândara, com a cumplicidade dos professores de Ciências Naturais e Educação Visual, Rui Pratas, Aida Silva e Júlia Leigo.
De novo, imperou o bem-estar e a criatividade, o que tornou evidente que muito se aprende, fazendo!
E, mais uma vez, nada foi desaproveitado. Os restos foram guardados, com “Desperdício Zero”!





terça-feira, 29 de outubro de 2024

A arte de esculpir… abóboras!

Os alunos dos 6.ºB, 5.ºE, 5.ºD e 9.ºA, acompanhados pelas professoras de Educação Visual, Edite Costa, Júlia Leigo e Célia Silva, foram, ao longo do dia, ao jardim do Museu do Território da Gândara, participar numa aula diferente – uma oficina de escultura.
Quanta alegria houve no manusear de colheres e facas e no recorte artístico das abóboras!
Depois, com o mesmo entusiasmo, foram separadas as sementes e a polpa do miolo retirado, para o dia terminar com outro objetivo cumprido: fazer arte, com práticas sustentáveis!





sexta-feira, 25 de outubro de 2024

Halloween lá, Abóbora cá, no Museu o que será?

Para celebrar o Halloween, as técnicas do Museu do Território da Gândara, Lúcia Martinho e Célia Heleno, o artista plástico Carlos Lourenço e a coordenadora do PNA AE Mira, Rosário Figueiredo, irão dinamizar dez sessões de trabalho com os alunos do nosso Agrupamento, no contexto preferencial das aulas de Educação Visual e de Educação Tecnológica.
Assim, nos dias 29 e 30 de outubro (terça e quarta-feira), as turmas irão participar em oficinas de escultura, em que as abóboras serão a matéria prima!
Na quinta-feira, sob a supervisão de Carlos Rosete, irão utilizar a polpa e as sementes das abóboras em deliciosas preparações culinárias.
Não haverá desperdício! Abóboras esvaziadas, estômagos aconchegados!
A partir de quinta-feira, as abóboras esculpidas ficarão no jardim do Museu, para a exposição ser apreciada pela comunidade. Não faltem!





terça-feira, 1 de outubro de 2024

Let´s rock!

Hoje, Dia Mundial da Música, abriram as inscrições para a Banda Rock do AE Mira, dirigida pelo professor António Jesus.
Qualquer aluno(a), do 5.º ao 12.ºano, será bem-vindo(a), mediante o preenchimento de uma ficha, disponível nas papelarias das escolas!
Os encontros são à quarta-feira, a partir das 14h, na Sala de Música da ES/3.
Fica o desafio: let´s rock?
Oh Yeah!

terça-feira, 16 de julho de 2024

Agenda PNA 2024-2025 já borbulha!

A agenda do próximo ano letivo começa a fervilhar!
Estamos a preparar, para meados de outubro, uma retrospetiva da pintura de Manuel Filipe, um expoente máximo do neorrealismo português.
Nesse enquadramento, os elementos que dinamizam o Plano Nacional das Artes em Mira foram gentilmente convidados para se deslocarem a Condeixa-a-Nova no dia 9 de julho e conhecerem o acervo do pintor, exposto no Museu PO.RO.S, na Galeria Manuel Filipe, na Casa-museu Fernando Namora e na Câmara Municipal.
Gostámos muito! Antecipamos uma atividade magnífica em Mira!



quinta-feira, 11 de julho de 2024

Construir a História - Exposição de objetos

Os alunos dos 5.ºA, 5.ºB, 5.ºC, 5.ºE, 6.ºA e 6.ºB, no contexto da disciplina de HGP lecionada por Filomena Cunha, Hugo Moreira e Maria do Rosário Figueiredo, elaboraram maquettes em 3 D sobre os conteúdos disciplinares que mais os motivaram.
A exposição foi inaugurada no dia 10 de junho e manteve-se até 24 de junho na Sala 11 da EB2 de Mira.
Fica aqui um registo dos trabalhos realizados.



segunda-feira, 1 de julho de 2024

Talentos & Passatempos

O 5.ºB, na disciplina de Cidadania, pegou no projeto do Plano Nacional das Artes do A.E.Mira "Talentos & Passatempos" e desenvolveu-o em quatro grandes linhas – a dança, o futebol, o relaxamento e o jornalismo.
Neste enquadramento, o grupo dinamizador do SPA promoveu atividades de massagem e relaxamento numa área criada para o efeito na Sala de Convívio da escola, na última semana de aulas, à hora de almoço.
O núcleo desportivo coorganizou e participou no torneio de futebol entre turmas do 2.ª ciclo, no qual jogaram equipas mistas. O torneio teve lugar no Estádio Municipal de Mira, no último dia de aulas (catorze de junho).
O grupo da dança concebeu e atuou na abertura da atividade do grupo de SPA e no Estádio Municipal, antes dos jogos.
O grupo de jornalismo desenvolveu a ideia de um jornal de parede, que aqui publicamos, entrevistando cinco elementos da comunidade educativa sobre os seus passatempos. O produto final foi afixado em três pontos chave da escola, com as entrevistas feitas a um professor, uma assistente operacional, dois alunos e uma aluna. Pode também ser lido na Drive do PNA.
Fazendo o balanço do trabalho devolvido, a professora de Cidadania, Rosário Figueiredo, destacou o envolvimento dos alunos nos grupos que tinham escolhido.


sábado, 22 de junho de 2024

Corre-corre criativo

Foi um sem-fim de surpresas a sessão Arte Conta, dinamizada na tarde de sexta-feira, no Museu do Território da Gândara!
Para começar, os visitantes (a turma do 1.ºe 4.ºano de Carapelhos, da professora Márcia Fonseca) fizeram uma visita guiada à exposição com objetos da escola antiga, orientada por Lúcia Martinho.
Seguidamente, ao passarem numa das salas do Museu, foram convidados a parar para escutar “As Três Finórias”, um conto popular reescrito por António Torrado, narrado por Rosário Figueiredo.
Depois de ouvida a história, foi proposto aos ouvintes irem para o jardim e construírem, eles próprios, as joias que tinham feito perder a cabeça às finórias! Proposta aprovada por aclamação!
Com marcadores, pintaram-se então peças de massa de modelar, que se envernizaram e colocaram em colares, pelas mãos sábias de Carlos Lourenço; fizeram-se também grinaldas de flores secas, para pôr nos cabelos.
Foi, ou não, um corre-corre criativo?



quinta-feira, 20 de junho de 2024

Aprendizes de arquiteto!

No âmbito do projeto De Saco Cheio, a turma do pré-escolar de Praia de Mira, da educadora Áurea Almeida, foi hoje ao Museu do Território da Gândara. 
A sessão começou com uma visita interativa à exposição de objetos escolares do Estado Novo, em que os meninos puderam sentar-se nas carteiras e folhear os cadernos de antigamente.
Finda esta parte introdutória, o Museu abriu as portas para o jardim, que apareceu em todo o esplendor de um primeiro dia de verão!
Nos bancos de pedra, estavam dispostos pedaços de madeira, trazidos por Carlos Lourenço, Lúcia Martinho e Rosário Figueiredo, e as conchas, pedras e galhos recolhidos pela turma.
De uma forma breve, Carlos Lourenço começou por falar sobre as infinitas possibilidades de criar Arte com o aproveitamento de desperdícios.
Depois, foi tempo de brincar – construir, desfazer, reconstruir…
Mesmo antes de partir, fez-se uma pequena estrutura com alguns dos elementos disponíveis, para estes jovens aprendizes de arquiteto levarem consigo e os inspirarem a criar mais.





sábado, 15 de junho de 2024

Entrega de Prémios do 6.º Concurso de Ilustração e do 8.ºConcurso de Fotografia

Pelas 17h30 de ontem, no Atrium de Mira, teve lugar a Cerimónia de Entrega de Prémios dos Concursos de Ilustração e de Fotografia!
A conduzir a cerimónia estiveram Maria Inês Bernardino e Maria Inês Oliveira, alunas do 7.º ano, que começaram por recordar o tema dos dois concursos – a liberdade –, na esteira do cinquentenário do 25 de abril. 
Seguidamente, convidaram as entidades presentes a subir à tribuna, dando a palavra ao Senhor Vereador da Cultura do Município de Mira, Tiago Cruz, à Senhora Vice-diretora do A.E. Mira, Lurdes Mesquita, ao Coordenador Intermunicipal do PNA, António Cerdeira, ao Presidente da Junta de Freguesia de Mira, Carlos Costa, e aos representantes dos júris dos dois concursos, nas pessoas do pintor Carlos Lourenço e da professora de Artes, Júlia Leigo.
Depois, duas jovens do 5.ºano, Bruna Estevão e Laura Rodrigues, assessoradas por Matilde Simões, no PowerPoint, deram os prémios que passamos a enumerar:

Concurso de Ilustração
Primeiros Prémios
Um livro, oferecido pelo Jornal Voz de Mira; uma medalha gravada, oferecida pelo A.E.Mira; um poster a cores da ilustração, oferecido por Artilag; um diploma personalizado.
Segundos prémios
Um livro, oferecido pela Kalandraka Editora; uma medalha gravada, oferecida pelo A.E.Mira; um poster a cores da ilustração, oferecido por Artilag; um diploma personalizado.
Terceiros prémios
Um livro, oferecido pela Porto Editora; uma medalha gravada, oferecida pelo A.E.Mira; um poster a cores da ilustração, oferecido por Artilag; um diploma personalizado.
Menções Honrosas
Um poster a cores da ilustração, oferecido por Artilag; um diploma personalizado.
Prémios do Voto Público
Lápis de cor, oferecidos por A Sebenta, papelaria & Bazer; um poster a cores da ilustração, oferecido por Artilag; um diploma personalizado.

Concurso de Fotografia

Primeiros Prémio
s
Cartão Worten de 25€, oferecido pela Junta de Freguesia de Mira; uma medalha gravada, oferecida por Quitérios, S.A.; uma impressão a cores, no formato 20x30cm, oferecida por Foto Zé Manel; um diploma personalizado.
Segundos prémios
Um livro, oferecido por Porto Editora; uma medalha gravada, oferecida por Quitérios, S.A.; uma impressão a cores, no formato 20x30cm, oferecida por Foto Zé Manel; um diploma personalizado.
Terceiros prémios
Um pote com ervas aromáticas, oferecido por Viveiros da Quinta; uma medalha gravada, oferecida por Quitérios, S.A.; uma impressão a cores, no formato 20x30cm, oferecida por Foto Zé Manel; um diploma personalizado.
Menção Honrosa
Uma impressão a cores, no formato 20x30cm, oferecida por Foto Zé Manel; um diploma personalizado.
Prémios Voto Online e Eleição Livre
Uma medalha gravada, oferecida por Quitérios, S.A.; Uma impressão em formato poster, oferecida por Artilag; um diploma personalizado.

A concluir o evento, o público desceu da bancada e veio socializar com os organizadores e entidades, em harmonia!
Foi uma cerimónia feliz! Para o ano, haverá mais!


 

terça-feira, 11 de junho de 2024

Convite | Exposição Construir a História

Os alunos dos 5.ºe 6.ºanos, no contexto da disciplina de História e Geografia de Portugal, elaboraram maquettes em 3 D sobre os conteúdos disciplinares que mais os motivaram.
A exposição desses trabalhos pode ser visitada por toda a comunidade escolar, na sala 11 da EB2 de Mira, até ao dia 24 de junho.
Convidamo-lo(a) a visitar a exposição e a embarcar numa empolgante viagem no tempo!

sexta-feira, 7 de junho de 2024

8.ºConcurso de Fotografia | PRÉMIOS do JÚRI

O Júri do 8.ºConcurso de Fotografia, formado por Tiago Cruz, Vereador da Cultura do Município de Mira, António Cerdeira, Coordenador Intermunicipal do PNA, Hélio Pacheco, representante da Direção do A.E.Mira, Júlia Leigo, docente de Artes, e José Carlos Garrucho, psicólogo e fotógrafo, teve este ano a difícil tarefa de fazer a triagem das fotografias que foram expostas e de atribuir os prémios de um concurso dedicado à liberdade, dada pelo 25 de abril.
As escolhas foram as seguintes:


1.º lugar - fotografia 4 | Linha da liberdade – Xavier Pessoa, 5.ºA
2.º lugar - fotografia 2 | Liberdade de descanso – Yara Pinheiro, 5.ºD
3.º lugar - fotografia 8 | Os cravos – Eduardo Figueiredo, 5.ºA
Menção Honrosa - fotografia 6 | Sem título – Matilde Maltez, 6.ºD



1.º lugar - fotografia 23 | Lápis Azul - Teresa Silva, 7.ºD
2.º lugar
- fotografia 17 | Liberdade à escuridão - Leandro Gomes, 9.ºF
3.º lugar - fotografia 24 | Leituras proibidas – João Silva, 9.ºB



1.º lugar - fotografia 38 | Movendo livremente - Rodrigo Simões, 11.ºA
2.º lugar - fotografia 45 | Livremente mulher - Matilde Silva, 12.ºB
3.º lugar - fotografia 42 | Asas da Liberdade - Iara Félix, 12.ºA



1.º lugar
- fotografia 47 | A liberdade que entre – Marco Figueiredo, Encarregado de Educação
2.º lugar - fotografia 54 | A liberdade tem obstáculos – Rosa Oliveira, Assistente Operacional
3.º lugar
- fotografia 51 | E livres habitamos a substância do espaço – Sara Monteiro, Encarregada de Educação


Renovamos os parabéns a todos quantos concorreram e, naturalmente, aos premiados, que captaram com mestria o tema do concurso.


quinta-feira, 6 de junho de 2024

Aprender e brincar, andam a par!

No âmbito do projeto Arte Conta, o pré-escolar de Casal de São Tomé esteve no Museu do Território da Gândara acompanhado do educador Nuno Carqueijeiro, para usufruir de uma sessão com o tema dos “Caretos da Lagoa”.
Os meninos começaram a visita vendo um pequeno vídeo sobre o Carnaval, no qual eram visíveis as cabriolices e as maroteiras dos Caretos.
Seguidamente, fizeram um percurso pelas salas do Museu, ouvindo as breves explicações de Lúcia Martinho sobre os objetos expostos.
Depois, nas mesas colocadas no jardim, puseram os marcadores ao rubro, colorindo uma Campina, a máscara ritual dos Caretos da Lagoa, com o auxílio de Carlos Lourenço e Rosário Figueiredo.
À saída, os meninos mais afoitos disfarçaram-se com as máscaras.
Ficaram irreconhecíveis!



quarta-feira, 5 de junho de 2024

Aquele Natal Inteiro e Limpo

Na esteira das comemorações do 25 de abril, “Aquele Natal Inteiro e Limpo”, a obra de José Gardeazabal ilustrada por Susana Matos, foi o tema da sessão realizada com o 5.ºC e com a professora Ana Paula Gama, no passado dia 23 de maio, no Atrium.
A interação começou com a exploração do conteúdo do livro, o qual tinha sido previamente transformado em texto dramático, para ser lido, em voz alta, de forma dialogada.
Terminada a leitura, os alunos puderam observar livremente as gravuras da obra, expostas na galeria em grande plano.
Seguiu-se o desafio plástico – cada aluno(a) escolheu, em cima da mesa, uma tarjeta contendo uma frase original, para ilustrar.
E, pouco a pouco, os trabalhos foram tomando forma, respondendo, criativamente, ao ambiente circundante.
Em nota de rodapé, recorda-se que a exposição das gravuras de “Aquele Natal Inteiro e Limpo” foi gentilmente cedida pela Kalandraka Editora ao PNA do A.E.Mira e que o livro em apreço ganhou, em maio de 2024, o Prémio Ibérico Álvaro Magalhães. 
Um bravo, com sinceros parabéns, aos seus autores!



terça-feira, 4 de junho de 2024

Entrega de Prémios dos Concursos de Ilustração e de Fotografia




No dia 14 de junho, pelas 17h30, no Atrium de Mira, terá lugar a Cerimónia de Entrega de Prémios dos Concursos de Ilustração e de Fotografia.
No seu decurso, os alunos que contribuíram com engenho e ARTE para estes certames irão receber diplomas e prémios, generosamente oferecidos pela Junta de Freguesia de Mira, Jornal Voz de Mira, Porto Editora, editora Kalandraka, Quitérios S.A., Foto Zé Manel, Artilag, Viveiros da Quinta e A Sebenta - papelaria & bazar.

Contamos com a sua presença!


segunda-feira, 3 de junho de 2024

8.ºConcurso de Fotografia | VOTAÇÃO PRESENCIAL

A partir de hoje e até ao dia 13 de junho, as fotografias selecionadas pelo júri do 8.ºConcurso de Fotografia estarão em exposição no hall de entrada da biblioteca da EB2 de Mira.
Todos quantos queiram participar no voto presencial poderão fazê-lo, mediante o preenchimento do boletim de voto que estará disponível no balcão da biblioteca.

Venha ver as fotografias ao vivo!


domingo, 19 de maio de 2024

8.ºConcurso de Fotografia | VOTAÇÃO ONLINE

Está aberta a votação online das 62 imagens que deram entrada no 8.º Concurso de Fotografia “Imagens de Liberdade”.
Para colaborar na votação, basta colocar GOSTO/ ADORO nas fotografias publicadas no Facebook ou no Padlet!
A soma destes votos será apurada até às 15h do dia 30 de maio e o(a) vencedor(a) receberá o Prémio Online.
Relembramos que, paralela a esta votação através das redes sociais, haverá uma outra - o Prémio Eleição Livre, que irá simular o ato eleitoral, com um boletim de voto depositado em urna, numa alegre evocação do espírito de ABRIL.
Haverá ainda, neste concurso, mais 12 prémios, a atribuir por um júri idóneo!
Será uma verdadeira celebração da arte!
Vá! Veja as fotografias e vote!
Os nossos concorrentes merecem !

Criado com o Padlet

quinta-feira, 16 de maio de 2024

Uma manhã agitada!

A turma do 1.º e 2.ºano da EB de Portomar e a sua professora Ana Pio estiveram no Museu do Território da Gândara a visitar a exposição referente à escola do Estado Novo e a participar na animação centrada em “Os dois corvos”, de Aldous Huxley e Beatrice Alemagna.
Ora esta sessão acabou por ser muito movimentada: primeiro, os meninos usufruíram de uma visita guiada, depois, de um reconto oral, e, a finalizar, arquitetaram imagens em 3D, com uma cena da narrativa escutada.
A páginas tantas, juntou-se à equipa Arte Conta (Célia Heleno e Rosário Figueiredo) a Dr.ª Brigitte Capelôa, que veio convidar a turma para uma atividade de apicultura!
Uma manhã produtiva, não acham?



sexta-feira, 10 de maio de 2024

Vamos merendar?

Na quinta-feira, houve merenda na Casa da Mosca Fosca!
A equipa Arte Conta pôs a mesa no Museu do Território da Gândara e, a partir da casa da mosquinha, fez a encenação da narrativa de Eva Mejuto e Sergio Mora.
Quando foi dada a vez aos meninos do JI de Lentisqueira para representarem a história, foi uma surpresa!
Não é que os convidados eram excelentes atores e atrizes e até sabiam uma cantiguinha, ensinada pela educadora Graça Parada?
A terminar a sessão, a educadora Graça e a técnica Célia Heleno levaram os meninos a fazer uma visita guiada pela exposição de objetos da escola antiga, patente no Museu.
Que saída-piquenique tão saborosa!





quinta-feira, 9 de maio de 2024

Ilustrações em Exposição

As ilustrações de Susana Matos para a obra de José Gardeazabal, “Aquele Natal Inteiro e Limpo”, podem ser visitadas livremente no Atrium, de 6 a 24 de maio.
Esta exposição, que se insere nas comemorações do 25 de abril, é composta por catorze painéis e tem a chancela organizativa da Kalandraka Editora e do projeto Arte Conta (parceria Plano Nacional das Artes do A.E.Mira com os Museus de Mira).
Os professores que desejarem usufruir de uma visita mediada à exposição, para as turmas dos 2.º e 3.ºceb, devem fazer a sua marcação pelo e-mail pna@escolasdemira.pt.
A interação planeada, com cerca de 90 minutos de duração, compreende a exploração dramática do texto do livro, a observação das gravuras expostas e um ateliê de expressão plástica.
Os horários disponíveis para as atividades são a segunda-feira, das 14h30 às 16h00, e a terça-feira, das 10h00 às 11h20.
Boas visitas!



terça-feira, 7 de maio de 2024

Artes de palco!

Na segunda-feira, as turmas dos 5.º, 6.º, 7.º e 8.º anos assistiram a um espetáculo multimédia no Atrium, em que a narração, a projeção de imagens e as canções se interligaram pela mão de Diogo Carvalho e de José Rebola.
Vários alunos foram chamados ao palco, para se metamorfosearem em atores e participarem na representação histórica!
O espetáculo 50 anos de ABRIL foi, sem dúvida, uma oportunidade de aprendizagem e de celebração das artes e humanidades!




domingo, 5 de maio de 2024

Um pote de doçura para a mãe

Os alunos do 1.ºano de Mira, do professor Luís Balseiro, ofereceram hoje à mamã uma prenda especial.
A partir da obra “Coração de Mãe”, de Isabel Minhós Martins e Bernardo Carvalho, a equipa Arte Conta dinamizou uma sessão dedicada ao Dia da Mãe, que começou na sala de aula e terminou na quinta-feira de tarde, no Museu do Território da Gândara.
Contamos como tudo se passou.
Primeiro, a professora Rosário foi à sala de aula tirar fotografias!
Depois, já no Museu, os meninos ouviram a mesma professora narrar a história “Coração de Mãe” e, seguidamente, com a ajuda de Carlos Lourenço, montaram um Pote de Doce em pop up, de onde saiu o retrato individual de cada artista, ao puxar a tampa.
Como se estava no Museu, ainda houve tempo para fazer uma visita a uma exposição, guiada pelo professor Luís e a técnica Célia Heleno, onde se viram os objetos da escola do tempo das avós e bisavós.
Confessem: os meninos estiveram, ou não, ocupados com aprendizagens incríveis?
E vocês, mamãs, gostaram da vossa prenda?



sexta-feira, 3 de maio de 2024

Uma aventura no Museu

Na quinta-feira de manhã, a equipa Arte Conta recebeu os meninos do JI de Carapelhos no Museu do Território da Gândara, os quais se apresentaram muito bem-dispostos, acompanhados da educadora Maria do Céu Dias
A primeira atividade proposta foi a visita à exposição ali existente, sobre a escola de há muitos anos atrás, em que puderam interagir com os objetos e fazer perguntas à educadora Céu e à técnica do Museu, Célia Heleno.
Depois, já sentados na salinha de cima, ouviram Rosário Figueiredo fazer a narração de “Grisela”, de Anke de Vries e Willemien Min.
Seguiu-se um convite – e se pintassem uns sinalizadores de porta com o autorretrato, para colocar no puxador do quarto de dormir, com a supervisão do pintor Carlos Lourenço, num outro espaço do Museu? Sim, disseram aos saltinhos!
E assim se passou um bom bocado, com o bónus de acontecer nos recantos mais secretos do Museu!



quinta-feira, 2 de maio de 2024

Vamos ao TEATRO!

O espetáculo 50 Anos de ABRIL, com texto de José Fanha e interpretação de Diogo Carvalho, José Rebola e Pedro Ferreira, estará em Mira na próxima segunda-feira, dia 6 de maio.
No decurso desta encenação, um ator e dois músicos irão celebrar a História de Portugal, evocando a revolução de abril e muitas memórias de resistência, de guerra, de emigração, de luta pela liberdade e de esperança.
As duas sessões, a realizar no Atrium às 11h30 e 14h30, estão destinadas aos nossos alunos dos 5.º, 6.º, 7.º e 8.º anos e foram inteiramente financiadas com a verba recebida pelo PNA no âmbito da candidatura ao Plano de Recuperação de Aprendizagens.
Desejamos a todos os intervenientes um bom espetáculo!


sexta-feira, 26 de abril de 2024

A Cantiga é uma Arma!

A música teve um papel primordial na oposição ao regime que terminou em 25 de abril de 1974.
Com essa premissa, 200 alunos do 2.ºceb estiveram no Jardim do Visconde a participar nas comemorações do cinquentenário de ABRIL com o espetáculo “Despertar ABRIL – A Cantiga é Uma Arma”, em que leram excertos de textos narrativos e interpretaram canções de intervenção que foram fundamentais para a resistência; a terminar, entoaram outras melodias, que veicularam a sua esperança no futuro.
Um bravo a todos quantos participaram!



quinta-feira, 25 de abril de 2024

6.ºConcurso de Ilustração | Resultados!

Hoje, celebramos o fim da “noite e do silêncio”, de que nos fala o poema de Sophia.
Iremos evocar os 50 anos desse “dia inicial inteiro e limpo”, divulgando os resultados do 6.ºConcurso de Ilustração, Cores da Liberdade!

PRÉMIOS do JÚRI
(Prémios atribuídos por um júri constituído por Carlos Lourenço, artista plástico, Sofia Souto Moniz, ilustradora, e Fátima Escada, psicóloga escolar)


1.º lugar – Desenho 2 | O soldado. Olívia Almeida, 3 anos, JI de Portomar
2.º lugar – Desenho 43 | Liberdade de ir à escola. Júlia Ribeiro, 5 anos, JI de Portomar
3.º lugar – Desenho 33 | A liberdade é o amor. Miguel André, 5 anos, JI de Lentisqueira
Menção Honrosa – Desenho 18 | Eu a sonhar. Gabriel Martins, 4 anos, JI de Carapelhos
Menção Honrosa – Desenho 24 | O cravo que eu dei à mamã. Carminho Zagalo, 4 anos, JI de Lentisqueira
Menção Honrosa – Desenho 27 | Somos felizes. Maria Luís Picado, 4 anos, JI de Carapelhos
Menção Honrosa – Desenho 34 | A liberdade é partilhar um cravo vermelho, Luís Faria, 5 anos, JI de Lentisqueira
Menção Honrosa – Desenho 45 | Livre de ir à escola. Matilde Alcaide, 5 anos, JI de Portomar
Menção Honrosa – Desenho 32 | A flor especial. Joana Filipa Lourenço, 5 anos, JI de Lentisqueira
Menção Honrosa – Desenho 45 | Livre para ir à escola. Duarte Rico, 5 anos, JI de Portomar
Menção Honrosa – Desenho 18 | Podermos estar todos juntos, a falar! Lucas Medeiros, 6 anos, JI de Carapelhos


1.º lugar – Desenho 112 | Eu e a minha liberdade. Matilde Gonçalves, 2.ºU, EB de Seixo
2.º lugar – Desenho 136| A liberdade de um passarinho. Leonor Ferreira, 4.ºT, EB de Seixo
3.º lugar – Desenho 79 | Liberdade. Francisca Santos, 2.ºB, EB de Carapelhos
Menção Honrosa – Desenho 106 | Cravo vermelho e outras cores. Mariana Veloso, 3.ºF, EB de Lagoa
Menção Honrosa – Desenho 86 | Cores da liberdade. Martim Reis, 2.ºG, EB de Lentisqueira
Menção Honrosa – Desenho 92 | O nosso mundo. Benjamim Monteiro, 2.ºN, EB de Portomar 
Menção Honrosa – Desenho 116| Viver em liberdade. Mafalda Tarelho, 4.ºA, EB de Carapelhos
Menção Honrosa – Desenho 130 | Grito Vermelho. Lara Costa, 4.ºM, EB de Mira
Menção Honrosa – Desenho 129 | Liberdade. Tomás Tomásio, 4.ºH, EB de Lentisqueira


1.º lugar – Desenho 142 | Liberdade é ser feliz. Margarida Cainé, 5.ºB, EB de Mira
2.º lugar – Desenho 149 | Crescer em liberdade. Santiago Regateiro, 6.ºC, EB de Mira
3.º lugar – Desenho 140 | O voo da gaivota. Eva Sargento, 5.ºA, EB de Mira
Menção Honrosa – Desenho 141 | Crescer e tocar o céu. Isaac Henriques, 5.ºA, EB de Mira
Menção Honrosa – Desenho 147 | Liberta as asas. Clara Laranjeiro, 6.ºC, EB de Mira
Menção Honrosa – Desenho 306 | Flores livres e coloridas. Clara Rocha, 6.ºB, EB de Mira


1.º lugar – Desenho 231 | O início da liberdade. Matilde Oliveira, 9.ºB, ES/3
2.º lugar – Desenho 245 | Da ditadura à liberdade. Mariana Maranhão, 9.ºC, ES/3
3.º lugar – Desenho 248 | Censura e falta da liberdade de expressão. Nuno Pedrosa, 9.ºC, ES/3
Menção Honrosa – Desenho 192 | Asas para voar. Maria Inês Oliveira, 7.ºD, ES/3
Menção Honrosa – Desenho 175 | À espera da liberdade. Célia Pacheco, 7.ºC, ES/3
Menção Honrosa – Desenho 207 | A libertação. Leonardo Rasteiro, 9.ºA, ES/3
Menção Honrosa – Desenho 259 | 50 anos de abril. Duarte Henrique, 9.ºD, ES/3

Os três primeiros classificados de cada escalão irão receber livros, oferecidos por Jornal Voz de Mira, Kalandraka Editora e Porto Editora, bem reproduções das ilustrações em formato poster, numa oferta da Artilag!
Os distinguidos com Menções Honrosas terão um diploma especial!

Lembramos que todos os desenhos que concorreram serão devolvidos aos seus autores, com um pequeno certificado de participação!
A organização do concurso deixa um agradecimento sentido aos elementos do júri e envia os mais calorosos parabéns aos premiados, bem como aos restantes concorrentes, pois a todos eles se deve o brilho deste certame!

PRÉMIOS do PÚBLICO
(Prémios apurados com as escolhas da comunidade educativa, manifestadas no Facebook e no Padlet)


Pré-escolar
Eu gosto de brincar com a minha amiga | desenho n.º 41
Autoria de Carlota Ferreira, aluna de 5 anos do JI de Carapelhos
Conseguiu 135 votos no Padlet e 390 no Facebook, totalizando 525 votos!
1.ºCeb
O nascer do sol | desenho n.º 118
Autoria de Isabella de Souza, aluna do 4.ºF, da EB de Lagoa.
Obteve 234 votos no Padlet e 14 no Facebook, somando 248 votos.
2.ºCeb
Liberdade é ser feliz | desenho n.º 142
Autoria de Margarida Cainé, aluna do 5.ºB, da EB de Mira.
Conquistou 9 votos no Padlet e 194 no Facebook, num total de 203 votos.
3.ºCeb
Liberdade para sempre! | desenho n.º 193
Autoria de Miguel Santos, aluno do 7.ºD, da ES/3 Dr.ª Maria Cândida.
Alcançou 803 votos no Padlet e 96 no Facebook, que somaram 899 votos.

 
Estes vencedores irão receber uma caixa de lápis de cor, oferecida por A Sebenta Papelaria & Bazar e a reprodução da sua ilustração em formato poster, numa oferta da Artilag!
A terminar, deixamos um agradecimento especial à comunidade educativa que se envolveu com o maior entusiasmo na votação.


sábado, 20 de abril de 2024

Cabelos primaveris

Enquanto o meu cabelo crescia”, de Isabel Minhós Martins, foi o tema escolhido para animar a sessão Arte Conta em que participou a turma de 1.º e 4.ºano da EB de Seixo, da professora Rosa Vinhas.
Os meninos começaram por ouvir a leitura encenada desta história, que se passa no cabeleireiro da Mila, uma especialista em transformar desejos em penteados!
Depois, para a turma aproveitar a oportunidade de estar no Museu do Território da Gândara, houve uma pequena visita guiada!
Seguidamente, e porque estava um lindo dia de sol, fez-se uma atividade lúdica no Jardim.
Desta feita, os alunos foram desafiados a criar cabelos vegetais, pondo sementes de relva no cocuruto de um boneco, elaborado com meias de nylon velhas, recheadas de terra e serradura.
Temos a certeza que, muito em breve, a Primavera fará o seu trabalho e na cabeça destes bonecos irão aparecer maravilhosos “cabelos verdes”!





sexta-feira, 12 de abril de 2024

O medo é para… comer!

O professor José Fernando e a turma de 2.º e 3.ºano da EB de Seixo vieram até ao Museu do Território da Gândara, para usufruir da ação “Semear os Medos”, escolhida do cardápio do projeto Arte Conta.
Contamos como foi: no pequeno auditório do Museu, os participantes começaram por ouvir a história “Félix, o colecionador de medos”, de Fina Casalderrey e Teresa Lima.
Seguidamente, no jardim, imitaram o Félix e escreveram em papelinhos os medos que os perturbavam. Depois, os audazes leram alto o que escreveram, antes de enterrarem os seus temores em vasos e de os cobrirem com terra.
Num futuro próximo, os medos irão desfazer-se e fazer crescer a bela alface plantada por cima!
Sim, caros leitores, nesta atividade os meninos é que vão papar os papões!



segunda-feira, 8 de abril de 2024

Adeus à Exposição!

Para terminar em beleza o corrupio de alunos que visitaram a exposição "Máscaras Rituais de Portugal", a turma do 3.ºano da EB de Praia de Mira esteve no Atrium, acompanhada da sua professora Cláudia Martins.
Os meninos começaram a visita, ouvindo falar de Roberto Afonso, o colecionador destas máscaras, que fez um trabalho notável de recolha.
Depois, puderam percorrer as galerias a belo prazer, admirar os exemplares mais exóticos e partir da sua observação para a pintura de máscaras originais.
Foi um belo adeus do A.E.Mira à exposição, que deixa entre nós muitos admiradores!



sexta-feira, 5 de abril de 2024

CORES DA LIBERDADE | 6.º Concurso de Ilustração

Os 306 trabalhos que deram entrada no 6.ºConcurso de Ilustração do A.E.Mira, “CORES DA LIBERDADE”, já estão disponíveis para visionamento no ÁLBUM publicado na Página do Facebook do PNA_AEMira e no Padlet!
Quem quiser mostrar apreço pelos artistas, pode clicar GOSTO/ ADORO nas imagens do Facebook ou nos © por baixo das gravuras do Padlet, até às 15h do dia 24 de abril.
Haverá uma pequena lembrança para as 4 ilustrações mais votadas pelo público (uma caixinha de lápis de cor) e 12 prémios do júri (belos livros ilustrados) para os desenhos mais criativos e originais de cada ciclo de ensino. 
Haverá ainda, para os 16, a oferta de um poster com a ilustração distinguida (Ver o regulamento AQUI).
O Plano Nacional das Artes do Agrupamento de Escolas de Mira muito agradece o carinho com que os alunos e os professores do nosso Agrupamento participaram no concurso, nomeadamente os das salas dos Jardins de Infância de Carapelhos, Lentisqueira e Portomar, bem como os das turmas das EB de Carapelhos, Lentisqueira e Seixo; do 3.º/4.ºF de Lagoa, do 4.ºM de Mira e do 1.º/2.ºN de Portomar; dos 5.ºA, 5.ºB, 5.ºE, 6.ºB, 6.ºC, 7.ºA, 7.ºC, 7.ºD, 9.ºA, 9.ºB, 9.ºC, 9.ºD, 9.ªE, 9.ºF e, extraconcurso, do 10.ºD.
A terminar, uma menção de reconhecimento aos nossos Mecenas, que com o seu apoio tornam possível esta iniciativa – o jornal Voz de Mira, a Kalandraka Editora, a Porto Editora, a Sebenta Papelaria & Bazar, a Artilag, a Câmara Municipal de Mira e a Direção do Agrupamento de Escolas de Mira.

A todos eles, um abraço reconhecido!


Criado com o Padlet

quarta-feira, 20 de março de 2024

IMAGENS DE LIBERDADE | 8.º Concurso de Fotografia

Começou o 8.º Concurso de Fotografia "Fragmentos de Mira", com o tema genérico “Imagens de Liberdade”.
Durante a interrupção letiva e até ao dia 25 de abril de 2024, os alunos do 2.ºceb, 3.ºceb e Ensino Secundário, bem como os elementos da Comunidade Educativa do Agrupamento (assistentes operacionais, técnicos, professores e familiares dos alunos), são convidados a enviar, para fotografias@escolasdemira.pt, imagens que revelem a forma como cada um visualiza a liberdade ou entende o que é ser livre.
Para todas as informações, os interessados devem pedir, nas papelarias das EB2 e ES/3, o folheto contendo o regulamento do concurso, ou consultar a versão digital, disponível para download aqui.
O concurso, organizado pelo Plano Nacional das Artes do Agrupamento de Escolas de Mira, irá atribuir 12 prémios do júri e 2 prémios por voto público!
Conta, nesta edição comemorativa do cinquentenário do 25 de abril, com o mecenato das entidades Junta de Freguesia de Mira, Porto Editora, Quitérios, Foto Zé Manel, Sotiplanta-Viveiros da Quinta, Artilag e Câmara Municipal de Mira e o apoio das Bibliotecas Escolares do AEMira e do Atrium de Mira.
Concorra!
Contribua para a elaboração de um painel criativo de imagens da liberdade!


sexta-feira, 15 de março de 2024

Máscaras inspiradoras!

A coleção de Roberto Afonso, "Máscaras Rituais de Portugal", continua a inspirar os nossos alunos!
Desta feita, foram os de 1.ºe 2.ºano da EB de Portomar que as vieram conhecer e depois participar no ateliê de pintura supervisionado por Carlos Lourenço e Lúcia Martinho.
Fica um agradecimento especial às professoras Ana Paula Pio e Helena Menezes, que acompanharam a turma ao Atrium e se entusiasmaram pela atividade.


quarta-feira, 13 de março de 2024

5.ºE * Um conto que espalha alegria

Para encerrar a residência artística de Marinho de Pina e Raja Litwinoff, os alunos do 5.ºE e a professora Ana Paula Gama foram ao Museu do Território da Gândara ouvir e brincar com o conto do Mali “O chapeleiro e os macacos”.
Foi fantástico ver os alunos, os professores e os mediadores irmanarem-se na alegria contagiante desta história de África.



terça-feira, 12 de março de 2024

Universidade Sénior * uma vida de poesia

Os alunos da turma de Expressão Dramática da Universidade Sénior, do professor Jonathan Margarido, foram convidados pela dupla de artistas residentes, Marinho de Pina e Raja Litwinoff, a participar num workshop poético inspirado em Amílcar Cabral.
Como é de esperar, as dinâmicas sugeridas pelos dinamizadores centraram-se na grande competência destes alunos – a leitura.
Veio-se a descobrir, a páginas tantas, que um elemento da turma, para além de grande leitora, era também intérprete de fado!
A poesia saiu engrandecida!



9.ºD * Jogos poéticos

O 9.ºD, acompanhado da professora Guida Alegrio, esteve no Atrium a participar num ateliê poético dinamizado por Marinho de Pina e Raja Litwinoff .
Tal como é habitual, Marinho de Pina começou por sugerir alguns jogos de expressão dramática, a que os alunos aderiram com entusiasmo.
Quando estavam bem descontraídos, estes jovens conheceram a vida e a obra de Amílcar Cabral, o que levou o mediador a fazer uma proposta ousada – serem eles próprios os revolucionários, criando frases poéticas a partir de jogos de palavras, para registar no papel de cenário.
Assim se fez. 
No final da ação, todos assumiram quanto tinham gostado de ali estar.



5.ºC * Um conto do Mali

Os alunos do 5.ºC, acompanhados da professora Ana Paula Gama, também foram ao Museu do Território da Gândara participar na animação do conto “O chapeleiro e os macacos”, da tradição oral do Mali.
Muito se divertiram e aprenderam!
Liderados por Marinho de Pina e Raja Litwinoff, envolveram-se na narrativa, tocando e cantando.
Foi uma manhã e tanto, a dos aprendizes e a dos dinamizadores, no âmbito da Residência Artística!