sábado, 18 de fevereiro de 2023

Multiculturalidade e interculturalidade em concerto

Convida-nos o Plano Nacional das Artes, em parceria com o Agrupamento de Escolas Templários e o Projeto Encontros com a Terra, a assistir, juntamente com os alunos dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico, à transmissão do concerto de ACÁCIA MAIOR, no dia 24 de fevereiro de 2022, das 11h50 às 12h40,  AQUI, em streaming direto.
Recomenda-se, para o efeito, que se prepare uma projeção com um sistema de som adequado e se desbloqueie a ligação ao Youtube.


Breve sinopse do espetáculo
Acácia Maior é um coletivo de músicos criado por Henrique Silva e Luís Firmino, que evoca a acácia, uma árvore predominante nas ilhas de Cabo Verde.
A obra deste coletivo, que reúne artistas de diversas áreas, da escrita à masterização, tem raízes bem fincadas no terreno tradicional, mas estende os seus ramos e folhas para o universo, abarcando variados estilos musicais: do Reggae ao Zouk, da Morna à Mazurca, do Hip-Hop ao Funaná.

Programa da sessão:
11h50 | Abertura

Paulo Macedo – Diretor do Agrupamento de Escolas dos Templários
Catarina Braz – Aluna do Agrupamento de Escolas dos Templários
Maria Emanuel Albergaria – Plano Nacional das Artes
Tânia Baldé – Mentora do Projeto Encontros com a Terra
Henrique Silva e Luís Firmino – Músicos cabo-verdianos
12h00 | Concerto de Acácia Maior
12h20 | Debate com os músicos e os jovens presentes na sessão, e outros intervenientes, através da colocação de questões, via chat do Youtube da DGEstE.
12h40 | Encerramento

A iniciativa, integrada na medida Mochila Cultural Digital do Plano Nacional das Artes, insere-se no Plano de Recuperação de Aprendizagens Escola + 21/23.