sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

JUVENTUDE E RESISTÊNCIA – As turmas de 6.ºano vieram à exposição

No período entre 25 de janeiro e 3 de fevereiro, as cinco turmas do 6.ºano vieram à sala 12 visitar a Exposição “Juventude e Resistência”, composta pelo material gráfico do Museu do Aljube, alusivo ao Dia do Estudante.
No decorrer das sessões, a mediadora, Rosário Figueiredo, introduziu o tema, pedindo a colaboração dos alunos na leitura em voz alta de pequenos recortes de imprensa, os quais evocavam as situações retratadas nos roll up do Museu e também falavam de outros acontecimentos atuais, que mostravam como os jovens eram forças motrizes na defesa das grandes causas, como os direitos à educação, à liberdade de expressão e à existência de um planeta sustentável.
No fim das visitas, os alunos foram convidados a escrever, em tarjetas, os motivos pelos quais valia a pena lutar. As palavras justiça, liberdade, democracia, educação e tantas outras apareceram, enchendo de vida os galhos secos de uma árvore.
Como corolário deste trabalho de mediação, há ainda a registar uma situação surpreendente: na sessão com o 6.ºC, dois jornalistas do Diário de Coimbra pediram para assistir e recolheram o material que serviu de base ao extenso artigo que publicaram na edição do dia 1 de fevereiro.
O núcleo do PNA do A.E.Mira saúda efusivamente esta colaboração e muito agradece a divulgação do seu trabalho.



Nota: o artigo do Diário de Coimbra pode ler-se na íntegra AQUI.


#cidadaniaedesenvolvimento
#planonacionaldasartes
#projetoculturaldoaemira
#museudoaljube