quinta-feira, 13 de novembro de 2025

𝐔𝐦𝐚 𝐢𝐥𝐡𝐚 𝐜𝐨𝐦 𝐯𝐢𝐬𝐭𝐚 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐨 𝐦𝐮𝐧𝐝𝐨

Hoje, o grupo SAIDATOCA, formado por alunos do 3.º CEB e do Ensino Secundário de Alvaiázere, subiu ao palco do Atrium Raul Almeida com a peça “A Ilha”, escrita e dirigida por João Caetano.
A reação do público foi clara e consensual: tratou-se de um espetáculo brilhante, marcado por interpretações cheias de energia, entrega e momentos que fizeram rir… mas também meditar nas consequências extremas das alterações climáticas.
Os jovens atores surpreenderam pela maturidade, dando vida a um texto sólido, reforçado por uma cenografia dinâmica e imersiva, capaz de transportar todos para dentro de uma história que divertia enquanto lançava o olhar para os desafios do futuro do planeta.
Os alunos dos 7.ºD, 8.ºA, 8.ºD, 9.ºA, 9.ºC, 9.ºE e 9.ºF, acompanhados pelos professores Ana Ramos, Anabela Rocha, António Assunção, Fátima Bica, Guida Alegrio, Liliana Almeida, Mariana Grave e Natacha Quadrio, tiveram assim a oportunidade de assistir a um espetáculo que fez da arte um verdadeiro portal de reflexão sobre o mundo.
Esta apresentação, que integrou o Movimento do Teatro Escolar, teve como finalidade celebrar o teatro como espaço privilegiado de expressão, pensamento e cidadania, e resultou de uma parceria feliz entre o Plano Nacional das Artes do AE Mira e do AE de Alvaiázere
A terminar, fazemos questão de deixar um enorme bem-haja a todos os envolvidos e uma saudação especial aos professores João Caetano e Celestina Agrela, por valorizarem o poder transformador do teatro e por realizarem um trabalho notável na aproximação dos jovens à criação artística.