A primeira paragem foi no Teatrão. Lá, os alunos assistiram ao espetáculo “Constantino, Guardador de Sonhos”, numa adaptação da obra de Alves Redol.
Esta apresentação conquistou o público desde o início, com uma encenação imersiva e cenários dinâmicos que se transformaram ao longo da peça (as fotografias do teatro, que publicamos, são de Paulo Abrantes e Teresa Valente).
A interação dos atores com os alunos foi outro ponto alto – acompanharam-nos aos seus lugares, responderam às suas perguntas e promoveram uma atmosfera acolhedora, tornando a experiência teatral única.Após a sessão de teatro, o passeio prosseguiu com um piquenique à beira-rio, aproveitando o dia de sol na companhia de amigos.
À tarde, o grupo dirigiu-se ao Exploratório Ciência Viva.
Ali as atividades foram divididas em dois momentos, que se alternaram. Num deles, os alunos assistiram ao filme em 360º “A Noite do Vampiro”, que abordou temas científicos de forma divertida. No outro, participaram no ateliê “CriaAtividade - Explorar, Descobrir e Construir”, em que tiveram a oportunidade de manipular materiais modulares e experimentar diferentes formas de construção em seis espaços temáticos.
A experiência vivida em Coimbra ficará, sem dúvida, gravada na memória dos alunos, evidenciando a relevância da arte e da ciência como instrumentos fundamentais para a aprendizagem e o desenvolvimento integral.
Como nota de rodapé, destaca-se que esta visita de estudo foi concretizada com o apoio financeiro do Plano de Recuperação de Aprendizagens, mediante a candidatura apresentada pelo Plano Nacional das Artes do Agrupamento de Escolas de Mira, e contou com a colaboração do SASE e das famílias dos alunos.
Fica um agradecimento sentido aos professores e técnicas que desde cedo se envolveram nesta iniciativa, nomeadamente Albertina Janeiro, Ana Luísa Clemente, Ana Sofia Sampaio, Andreia Ferreira, Daniel Henriques, Lénia Botas, Lúcia Martinho, Madalena Fonseca, Maria Alice Monteiro, Maria do Rosário Figueiredo, Mariana Grave e Teresa Távora.