sexta-feira, 31 de março de 2023

DIA 4 | Raja Litwinoff e Zetho Cunha Gonçalves em Mira

No último dia da residência artística de Raja Litwinoff e Zetho Gonçalves em Mira, o 6.ºE e o 7.ºB compareceram de manhã no Museu do Território da Gândara, acompanhados das professoras de Português Ana Paula Gama e Adélia Clemente, enquanto o 5.ºB e o 6.ºB vieram de tarde com os seus Diretores de Turma, João Alves e Inês Pereira.
Nas quatro ocasiões, o contacto com os dinamizadores das atividades começou no hall do Museu, com Célia Heleno e Raja Litwinoff a darem as boas-vindas aos convidados, rodeadas de livros.
Seguidamente, os alunos que usufruíram do workshop de escrita criativa subiram ao ateliê do segundo andar, onde escutaram alguns poemas e foram estimulados por Zetho Gonçalves a serem poetas por um dia! 
Os textos que produziram foram lidos em voz alta e compilados em livrinhos individuais, que as turmas levaram consigo, em saboroso take away.
As turmas que escutaram “O Senhor da dança”, de Véronique Tadjo, foram até ao jardim do Museu, onde Raja Litwinoff os colocou em círculo e os envolveu numa leitura encenada com ritmos. 
Findo o reconto, e já sentados, os alunos escolheram as máscaras mais apelativas espalhadas no chão e ficaram a saber a sua proveniência e particularidades, descobrindo que todos os países tinham os seus rituais ancestrais.