terça-feira, 10 de fevereiro de 2026

𝐎𝐧𝐝𝐞 𝐨 𝐂𝐨𝐧𝐜𝐞𝐥𝐡𝐨 𝐜𝐨𝐦𝐞𝐜̧𝐨𝐮

Hoje, o 5.ºD teve uma aula de campo: como a turma está a estudar a formação de concelhos, foi ao lugar onde se guarda uma relíquia de Mira com 500 anos – o Museu do Território da Gândara!
Na companhia da professora de HGP, Maria do Rosário Figueiredo, das técnicas do Museu Lúcia Martinho e Célia Heleno, e do artista plástico Carlos Lourenço, ouviram falar das circunstâncias que elevaram Mira a concelho, puderam observar o original do foral, folhearam a versão fac-similada do mesmo e manusearam um pedacinho de pergaminho antigo. 
No final, para experienciar a arte de quem escreveu – o monge copista, fizeram a sua própria iluminura a partir da inicial do seu nome.



quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026

𝐒𝐚̃𝐨 𝐏𝐞𝐝𝐫𝐨, 𝐮𝐦 𝐚𝐦𝐢𝐠𝐨!

Hoje, o 6.ºB teve uma ajudinha dos céus: a visita ao Centro de Interpretação da Casa e Cultura Gandaresa decorreu numa pausa estratégica da chuva, com o sol a espreitar.
À espera dos alunos estavam as voluntárias Lídia Rousselot e Glória Castelhano, que começaram por apresentar um pequeno filme sobre o adobe e depois guiaram a turma pelas divisões da casa, contando histórias de pasmar.
Seguidamente, com o apoio dos professores acompanhantes, Mário Afonso e Maria do Rosário Figueiredo, viajou-se no tempo e deu-se corpo (e alma) ao quotidiano da gente gandaresa.
Mais uma vez, o Projeto Arte Conta, que leva a chancela do Plano Nacional das Artes – AE Mira, demonstrou que aprender também é sentir, imaginar e recriar.