sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

𝐎𝐮𝐯𝐢𝐫, 𝐏𝐢𝐧𝐭𝐚𝐫 𝐞 𝐏𝐞𝐫𝐠𝐮𝐧𝐭𝐚𝐫 – 𝐔𝐦𝐚 𝐦𝐚𝐧𝐡𝐚̃ 𝐧𝐨 𝐌𝐮𝐬𝐞𝐮!

Na quarta-feira passada, a equipa Arte Conta recebeu no Museu do Território da Gândara os meninos da Sala 3 do JI de Praia de Mira, que chegaram prontos para a aventura, acompanhados da educadora Anabela Menacho!
Já sentadinhos, começaram por ouvir Rosário Figueiredo narrar “Grisela”, de Anke de Vries e Willemien Min, a história de uma menina-rato que queria modificar o seu tom de pele. A este propósito, a narradora perguntou aos presentes se mudariam alguma coisa em si.
Claro que não! – responderam eles – Gostamos de ser assim!
E para que as palavras não caíssem em saco roto, quiseram pintar o autorretrato, para bem identificar as portas dos seus quartos!
No final, ainda houve tempo para explorar o Museu, onde Lúcia Martinho respondeu com entusiasmo a todas as perguntas dos visitantes.
E assim, entre histórias, arte e descobertas, foi outro dia mágico do projeto Arte Conta!




quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

𝕴𝖑𝖚𝖒𝖎𝖓𝖚𝖗𝖆𝖘 - 𝖆 𝕬𝖗𝖙𝖊 𝖊 𝖆 𝕳𝖎𝖘𝖙ó𝖗𝖎𝖆

Para encerrar a interação sobre Iluminuras, um tema que as turmas dos 5.º e 8.ºanos estudam na disciplina de História, Lucinda Gomes regressou ao Atrium para receber os 8.ºB, C e D, acompanhados pelos professores Alda de Jesus, José Carlos Fernando e Rui Sousa.
Nas três sessões realizadas, os alunos ouviram falar das técnicas, apetrechos e pigmentos utilizados na criação das tintas medievais, puderam manusear os utensílios e experimentar a arte de ILUMINAR, desenhando as iniciais dos seus nomes num “pergaminho”, tal como faziam os monges copistas.
Foi uma aula de História envolvente, onde a aprendizagem se fez de observação e experimentação!


sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

𝕸𝖔𝖓𝖌𝖊𝖘 𝖕𝖔𝖗 𝖚𝖒 𝖉𝖎𝖆

Hoje, na Sala do Foral do Museu do Território da Gândara, instalou-se a admiração.
Os alunos dos 5.ºB e 5.ºD escutavam atentamente enquanto Lucinda Gomes os transportava para a época dos monges copistas, um tempo em que cada livro era uma autêntica obra de arte e cada página exigia paciência… muita paciência!
Com entusiasmo, a convidada revelou os segredos das iluminuras: como se fabricava o pergaminho, de onde vinham as tintas e, claro, como os monges conseguiam deixar o seu toque artístico sem desvirtuar o texto. Entre os exemplares analisados, destacou-se um verdadeiro tesouro: o Foral de Mira.
Depois de tanta descoberta, chegou a hora de meter mãos à obra! Com pergaminhos à frente, os alunos, acompanhados pelas professoras Andreia Ferreira, Filomena Cunha e Madalena Fonseca, aceitaram o desafio de criar as suas próprias iluminuras.
Entre cores e letras, os alunos aventuraram-se na arte dos copistas medievais, experimentando a sua magia por um dia!



quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

𝔸 𝕊𝕒𝕝𝕒 𝕕𝕠 𝔽𝕠𝕣𝕒𝕝… 𝕚𝕝𝕦𝕞𝕚𝕟𝕠𝕦-𝕤𝕖!

Ontem, a Sala do Foral do Museu do Território da Gândara transformou-se num verdadeiro scriptorium medieval, onde os alunos dos 5.ºA, C e E viajaram no tempo para desvendar os seus mistérios.
A guiá-los nesta experiência esteve Lucinda Gomes, que, com explicações cativantes e demonstrações práticas, recriou o ambiente dos monges copistas e partilhou os segredos da sua arte.
Muito atentos e curiosos, os alunos, acompanhados pelas professoras Andrea Catarino, Albertina Janeiro e Isabel Miranda, mergulharam na aventura, querendo saber mais.
No final, foi exibido o fac-símile do foral de Mira e houve um desafio – pôr em prática a arte dos iluminadores medievais, para que a História e a criatividade se unissem numa experiência memorável! 



quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

📜 I͎l͎u͎m͎i͎n͎u͎r͎a͎s͎:͎ ͎u͎m͎a͎ ͎V͎i͎a͎g͎e͎m͎ ͎a͎o͎ ͎p͎a͎s͎s͎a͎d͎o͎

Num tempo em que ler era um privilégio e possuir um livro um sinal de riqueza, alguns monges dedicavam a vida a copiar textos sagrados e documentos.
Mas, como se fazia o pergaminho?
E as tintas das iluminuras?
Como podiam os monges dar um toque pessoal ao trabalho, sem desvirtuar o texto? Como o ILUMINAR?
Na segunda-feira à tarde, Lucinda Gomes, vestida a rigor como monja, trouxe as respostas ao Atrium de Mira! Com mestria, explicou técnicas, apresentou apetrechos, revelou os pigmentos usados na criação das tintas e conduziu, numa interação envolvente, os alunos dos 8.ºA, E e F, que participaram ativamente na experiência, acompanhados pelos professores Ana Paula Ferreira, Rui Sousa e Ana Paula Gaspar.
No final, os mais destemidos arregaçaram as mangas e criaram a sua própria iluminura num "pergaminho"!
Foi uma aula de História bem vivida!



 

sábado, 15 de fevereiro de 2025

𝒫𝒶𝓈𝓈𝑒𝒶𝓇, 𝑒𝓈𝒸𝓊𝓉𝒶𝓇, 𝓅𝒾𝓃𝓉𝒶𝓇 𝑒 `•.¸¸.•´´¯`••._.• 𝒸𝒶𝓃𝓉𝒶𝓇

A educadora Maria do Céu Dias, fã da animação que fazemos com "Oh! Um Livro com Sons", de Hervé Tullet, desafiou-nos a prepará-la para os seus alunos do JI de Carapelhos, no âmbito do Projeto Arte Conta.
Dito e feito! No espaço do Museu do Território da Gândara, a atividade começou com uma visita guiada conduzida por Célia Heleno, que levou os pequenos exploradores a descobrir os tesouros das terras de Mira.
Depois, Rosário Figueiredo entrou em cena e, com as gravuras do livro na mão, conferiu-lhes uma dimensão sonora, dirigindo os meninos num coro de sons, que acompanharam cada passo da narrativa.
No final, os jovens artistas, inspirados pelo livro, criaram novas páginas, pintando e, claro, cantando as suas composições.
Foi uma manhã muito colorida e musical! 🎶




sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

Iluminuras em palco: o passado representado! 🎭📜

A atriz Lucinda Gomes, da Companhia de Teatro e Recriação Histórica Bombarda, estará em Mira nos dias 17, 19, 21 e 24 de fevereiro para apresentar uma encenação sobre Iluminuras, destinada às turmas dos 5.º e 8.º anos.
A atividade decorrerá em formato individualizado, combinando dramatização e uma conversa interativa com os alunos de cada turma, proporcionando uma experiência dinâmica e envolvente sobre um tema do currículo escolar.
Ao longo de onze sessões, as turmas do 5.º ano assistirão à encenação na Sala do Foral do Museu do Território da Gândara, enquanto as do 8.º ano terão a sua sessão no Auditório do Atrium.
Esta iniciativa pretende enriquecer o ensino das disciplinas de Português, História e Educação Visual, através de uma abordagem pedagógica inovadora. Reconhecendo o valor educativo desta experiência, a ação conta com o financiamento do Agrupamento de Escolas de Mira e a organização do Plano Nacional das Artes do Agrupamento.
Deixamos um agradecimento especial ao Grupo de Teatro Bombarda, pela sua audácia em abraçar novos desafios, e aos professores que, com a sua colaboração e disponibilidade, tornaram esta atividade possível: Alda de Jesus, Ana Paula Ferreira, Ana Paula Gaspar, Andrea Catarino, Andreia Ferreira, Filomena Cunha, Isabel Miranda, José Carlos Fernando, Madalena Fonseca, Rui Sousa e Susana Oliveira.✨


sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025

7.º Concurso de Ilustração MUNDOS IMAGINÁRIOS 🌍✨

Como será o mundo no futuro? Como coexistirão progresso e respeito pelo planeta? Que caminhos nos levarão a um equilíbrio sustentável?
O 7.º Concurso de Ilustração – "MUNDOS IMAGINÁRIOS" convida os alunos do pré-escolar e dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do AE Mira a dar asas à imaginação e a partilhar a sua visão do futuro através da arte.

COMO PARTICIPAR? 🎨
Até ao dia 21 de março de 2025, basta desenhar, numa folha A4, um universo fictício, uma realidade alternativa ou uma reflexão crítica sobre o nosso destino coletivo. 
Os trabalhos devem ser entregues aos Educadores e Professores ou colocados nas caixas disponíveis na papelaria da EB2 de Mira e no PBX da ES/3.

PRÉMIOS E REGULAMENTO 🏆
Serão atribuídos 16 prémios12 pelo júri e 4 por voto público – e todos os concorrentes receberão um diploma de participação!
O regulamento do concurso vai estar disponível nos jardins de infância, nas escolas do 1.ºceb e nas papelarias das EB2 e ES/3.
O formato digital pode ser descarregado AQUI.

APOIOS

O 7.º Concurso de Ilustração conta com o apoio dos mecenas Jornal Voz de Mira, Kalandraka Editora, Porto Editora, Artilag, Sebenta – Papelaria & Bazar, Agrupamento de Escolas de Mira e Câmara Municipal de Mira.
O Plano Nacional das Artes do Agrupamento de Escolas de Mira, entidade organizadora, fica a aguardar ansiosamente os vossos desenhos!

🎨Concorram! Mostrem-nos o futuro através dos vossos olhos!