quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Oficinas complementares da exposição "Paredes de Abril"

A exposição de pintura de Manuel Filipe, “𝗣𝗔𝗥𝗘𝗗𝗘𝗦 𝗗𝗘 𝗔𝗕𝗥𝗜𝗟: 𝗱𝗮 𝗼𝗯𝗿𝗮 𝗮𝗼 𝗻𝗲𝗴𝗿𝗼 𝗮̀𝘀 𝗰𝗼𝗿𝗲𝘀 𝗱𝗮 𝗹𝗶𝗯𝗲𝗿𝗱𝗮𝗱𝗲”, estará em exibição no Atrium de Mira, até 31 de janeiro.
Convidamos toda a comunidade educativa a visitar livremente esta exposição com as turmas e,
para enriquecer a experiência, sugerimos, mediante um contacto prévio, uma visita guiada, que poderá ser complementada com uma oficina, dinamizada por Carlos Lourenço, Martha Camarneira e Rosário Figueiredo.
As oficinas disponíveis são as seguintes:

1 - Polípticos
Público preferencial - todos os ciclos de escolaridade | Tempo - 90 minutos
Sinopse: a turma será incentivada a criar coletivamente um mural, inspirado nas obras de Manuel Filipe. Para isso, os alunos são divididos em grupos, sendo cada equipe responsável pela conceção de um painel, pintando-o de pé, num vidro da galeria. No final, os diferentes painéis irão formar uma narrativa visual.

2 - Entre olhos
Público preferencial - 1.ºceb, 2.ºceb, 3.º ceb e ensino secundário | Tempo - 90 minutos
Sinopse: a partir de fotografias captadas no momento da chegada da turma, os olhares dos alunos são destacados, recortados e impressos a preto e branco. Durante a oficina, os grupos são desafiados a integrar estes elementos em composições que expressem a sua perceção da atualidade, desenhando a giz sobre cartolina vermelha ou negra.

3 - Palavras com cor

Público preferencial - 2.ºceb, 3.º ceb e ensino secundário | Tempo - 90 minutos (adaptável para 50 minutos)
Sinopse
: com o auxílio de textos de escritores neorrealistas, é feito um paralelismo entre os temas das pinturas em exposição e a literatura. Depois, os alunos são envolvidos num ateliê de escrita criativa e de leitura em voz alta.

 

Saber + sobre a pintura de Manuel Filipe

Ontem, realizámos uma ação formativa que reuniu um público diversificado, composto por docentes de várias disciplinas, alunos da Universidade Sénior e técnicos de serviços educativos e de museus.
O tema foi verdadeiramente aliciante: a pintura de Manuel Filipe!
A sessão teve início com Carla Manaia, do Museu PO.RO.S, que guiou os presentes pelas salas do Atrium, contextualizando os quadros no seu tempo e na fase criativa do pintor.
Já no auditório, depois da apresentação feita por António Cerdeira, do PNA, António Pedro Pita, do CEIS20, abordou a obra de Manuel Filipe no contexto do neorrealismo. Seguidamente, Pedro Ferrão, do Museu de Machado de Castro, apresentou imagens que destacaram o papel pioneiro do pintor na introdução da estética neorrealista em Portugal.
Foi uma formação extraordinariamente enriquecedora!





quarta-feira, 13 de novembro de 2024

Formação | A pintura de Manuel Filipe – da penumbra à claridade

Na próxima quarta-feira, dia 20 de novembro, das 15h às 18h, decorrerá, no Auditório e na Galeria do Atrium, uma formação dedicada à figura e à obra do pintor Manuel Filipe.
O programa contará com uma intervenção do Professor António Pedro Pita, do CEIS20, seguida de uma visita guiada à exposição, conduzida por Carla Manaia, do Museu PO.RO.S, e por Fernanda Alves e Pedro Ferrão, do Museu de Machado de Castro.
A formação está aberta ao público em geral!
Para os professores interessados, haverá a possibilidade de certificação numa AFCD de 3h, mediante inscrição prévia na ação 3411 junto do CFAE Beira-mar.
O núcleo organizador da ação gostaria muito de contar com a vossa presença.



segunda-feira, 11 de novembro de 2024

O projeto Arte Conta convida-vos!

O Plano Nacional das Artes do AE Mira, o Museu do Território da Gândara e o Atrium de Mira irão continuar a dinamizar o projeto Arte Conta, com o objetivo de promover atividades que utilizam as ARTES, nas suas múltiplas acessões, como veículos de fruição e de aprendizagem.
No folheto que encontrará AQUI, listam-se algumas ações disponíveis, que poderão ser requisitadas para as vossas turmas, mediante um e-mail dirigido a pna@escolasdemira.pt.
Os dias, as horas e os locais das atividades serão depois combinados convosco, de acordo com a vossa e a nossa disponibilidade.
Fica o desafio!
Contactem-nos!


sexta-feira, 8 de novembro de 2024

Convite para inauguração de exposição de pintura

O Município de Mira, em colaboração com o Município de Condeixa, o Museu Nacional de Machado de Castro, a Museus e Monumentos de Portugal, E.P.E., e o Plano Nacional das Artes, têm a honra de convidar todos os interessados para a inauguração da exposição de pintura de Manuel Filipe, “𝗣𝗔𝗥𝗘𝗗𝗘𝗦 𝗗𝗘 𝗔𝗕𝗥𝗜𝗟: 𝗱𝗮 𝗼𝗯𝗿𝗮 𝗮𝗼 𝗻𝗲𝗴𝗿𝗼 𝗮̀𝘀 𝗰𝗼𝗿𝗲𝘀 𝗱𝗮 𝗹𝗶𝗯𝗲𝗿𝗱𝗮𝗱𝗲”, a realizar no 𝗱𝗶𝗮 𝟭𝟱 𝗱𝗲 𝗻𝗼𝘃𝗲𝗺𝗯𝗿𝗼 𝗱𝗲 𝟮𝟬𝟮𝟰, 𝗮̀𝘀 𝟭𝟴𝗵𝟬𝟬, no Atrium Mira.

Breves notas sobre a exposição
A exposição “𝗣𝗔𝗥𝗘𝗗𝗘𝗦 𝗗𝗘 𝗔𝗕𝗥𝗜𝗟: 𝗱𝗮 𝗼𝗯𝗿𝗮 𝗮𝗼 𝗻𝗲𝗴𝗿𝗼 𝗮̀𝘀 𝗰𝗼𝗿𝗲𝘀 𝗱𝗮 𝗹𝗶𝗯𝗲𝗿𝗱𝗮𝗱𝗲” percorre a história de Portugal, desde o período do Estado Novo até à atualidade, através da obra de Manuel Filipe, um dos mais notáveis pintores neorrealistas portugueses.
Inicialmente apresentada em dois polos — no Museu PO.RO.S, em Condeixa-a-Nova, e no Museu Nacional de Machado de Castro, em Coimbra —, esta exposição ganhou vida própria ao transformar-se num programa de itinerância que reúne obras dos acervos de ambas as instituições. Com o objetivo de levar a obra do pintor condeixense a novos públicos e territórios, foram estabelecidas parcerias com municípios, escolas e agentes culturais locais, como museus e centros culturais.
Esta é uma oportunidade única para redescobrir Manuel Filipe, um artista que merece ser retirado do injusto esquecimento e cujas obras inspiram reflexão sobre a história e os ideais que o 25 de Abril nos legou.